Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Distrato/Rescisão contratual: TECNISA é condenada por atraso na entrega a devolver 100% dos valores pagos por compradores + comissão de corretagem

Em mais um excelente precedente sobre o tema, a Justiça de SP reafirma o posicionamento dominante no sentido de que o comprador de imóvel tem o direito assegurado em solicitar judicialmente a rescisão do contrato de promessa de venda e compra e reaver todos os valores pagos quando há atraso na entrega da obra pela incorporadora. Saiba mais!

Processo nº 1010364-83.2015.8.26.0100

Um casal de compradores de imóvel na planta no empreendimento Reserva do Alto, na Cidade de Barueri, perante a incorporadora TECNISA ingressou com ação de rescisão contratual na Justiça de São Paulo com pedido de quebra de contrato por ato da vendedora que não foi capaz de entregar dentro do prazo limite previsto.

Os adquirentes compraram imóvel na planta na Torre Cambuí, 2ª fase do empreendimento, em março de 2012, nas dependências de um estande de vendas com a marca da incorporadora, sendo certo que o prazo previsto para a entrega do imóvel era até o mês de setembro de 2014, já inclusa a tolerância de 180 dias.

Ao tentar um distrato amigável com a incorporadora Tecnisa, os compradores foram informados que isso até seria possível, porém, aplicaria a penalidade prevista em Contrato, revelando nítido intuito de reter parte considerável dos valores então pagos.

Inconformados, os compradores decidiram procurar o Poder Judiciário. O escritório MERCADANTE ADVOCACIA manejou ação de rescisão contratual por culpa exclusiva da incorporadora, que não foi capaz de entregar o imóvel nem mesmo no prazo de tolerância previsto em Contrato, objetivando a restituição integral das quantias pagas pelos adquirentes, inclusive a título de comissão de corretagem.

A defesa da incorporadora foi a mais previsível possível para o assunto. Basicamente alegou que não teve culpa pelo atraso – confessando-o claramente –, tentando atribuir a culpa aos órgãos públicos (Prefeitura, CETESB, CONTRU, concessionárias de energia elétrica e de água, etc.) e no tocante à restituição das comissões de corretagem, a incorporadora arguiu suposta ilegitimidade passiva para responder pelos valores.

Analisando e sopesando os argumentos de ambas as partes, o Juiz de Direito, Dr. Antonio Carlos de Figueiredo Negreiros, da 7ª Vara Cível do Foro Central de São Paulo, rejeitou a preliminar de ilegitimidade passiva maliciosamente arguida pela incorporadora, fundamentando sua decisão no fato de que: “o contratante que dá causa à rescisão do contrato tem, em tese, responsabilidade de ressarcir a parte inocente de todas as despesas do negócio frustrado, o que inclui as despesas de intermediação da venda.”

E quanto ao mérito do atraso em si, a incorporadora TECNISA informou em contestação que o atraso realmente ocorreu após o prazo de tolerância dos 180 dias, porém, em apenas um mês, não sendo essa confissão suficiente para o Juiz do caso, que assim determinou na sentença:

“Sustenta a ré que o atraso de apenas um mês na obtenção do habite-se não é justa causa para os autores postularem a rescisão do contrato.

Ocorre, todavia, que a desilusão dos autores não tem fundamento exclusivo no atraso pouco expressivo na obtenção do habite-se, mas sim pela perpetuação da indefinição sobre a disponibilidade das unidades após mais de quatro meses do término do prazo de tolerância.

Com efeito, até a data do ajuizamento da ação (04/02/2015) a ré ainda não havia procedido a ligação definitiva da energia elétrica do Condomínio e a regularização do registro imobiliário da servidão administrativa da Eletropaulo.

Uma vez que a ré não cumpriu o contrato no prazo assinalado, tinham os autores, de fato, o direito de reclamar a sua rescisão pelo comprovado descumprimento da avença pela contratada Dificuldades com a contratação de mão-de-obra ou de utilização de serviços especializados de construção civil não servem de explicação para um atraso de mais de quatro meses além do prazo de tolerância na regularização do condomínio e disponibilidade das unidades.

Admitir um atraso de apenas um mês na construção do um imóvel como justificativa única para a rescisão do contrato representaria, sem dúvida, uma ofensa ao princípio da boa-fé objetiva. Todavia, quando se constata que são mais de dez meses além do prazo inicialmente estimado para a entrega das unidades, sem que o empreendimento se apresente em condições para a realização da audiência de especificação do condomínio, não há como negar ao promitente comprador o direito de enjeitar o recebimento do imóvel com tão expressivo atraso.”

Ao final, o Juiz de Direito CONDENOU A TECNISA pela rescisão do “Instrumento Particular de Compromisso de Venda e Compra de unidade autônoma”, condenando-a na restituição integral de TODOS os valores pagos pelos compradores, incluindo as comissões de corretagem, tudo com correção monetária desde cada pagamento e juros de 1% ao mês até o momento do pagamento.

Fonte: Tribunal de Justiça de São Paulo e Mercadante Advocacia (especialista em Direito Imobiliário)

www.mercadanteadvocacia.com

Veja a íntegra da decisão em:

http://mercadanteadvocacia.com/decisao/rescisaodistrato-do-contrato-por-atraso-na-entrega-pela-incorporadora/

INCC o inimigo silencioso do comprador e financiamento bancrio

  • Sobre o autorAdvogado especialista em Direito Imobiliário e Consumidor
  • Publicações645
  • Seguidores516
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações219
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/distrato-rescisao-contratual-tecnisa-e-condenada-por-atraso-na-entrega-a-devolver-100-dos-valores-pagos-por-compradores-comissao-de-corretagem/193546656

Informações relacionadas

Distrato/Rescisão Contratual de imóvel na planta: TECNISA é condenada a devolver 90% dos valores pagos pelo comprador + 100% da comissão de corretagem

Distrato: Justiça condena TECNISA por atraso de imóvel e determina a devolução de 100% dos valores pagos + corretagem, SATI e indenização por danos morais

Distrato/Rescisão Contratual de imóvel na planta: incorporadora TECNISA é condenada pela justiça a devolver 80% dos valores pagos pelo comprador

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito boa a decisão! Estou com um caso semelhante aqui em São Luís e espero que o Juiz siga a mesma linha de raciocínio desse caso. Parabéns aos envolvidos! continuar lendo

Prezado Kelson, obrigado pelo comentário. Esse caso foi um grande sucesso para meus clientes. Espero que a incorporadora reveja sua forma de operar o mercado daqui para a frente. Ações dessa natureza são uma constante no escritório. continuar lendo

Excelente!! continuar lendo