Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Distrato/Rescisão de imóvel na planta: Justiça de São Paulo condena incorporadora GAFISA na restituição de 90% de todos os valores pagos por comprador

Gafisa é condenada na devolução de grande parte (90%) dos valores pagos por compradora de imóvel na planta, afastando-se a cláusula do contrato de compromisso de compra e venda que previa uma retenção de 40% dos valores pagos.

Uma Compradora havia adquirido uma unidade residencial no Condomínio Smart Alto de Santana, em São Paulo, obteve expressiva vitória na Justiça paulista com a declaração de quebra do contrato por ato da própria adquirente, que já não mais suportava arcar com as parcelas, mediante a restituição determinada judicialmente do equivalente a 90% dos valores pagos, à vista e acrescido de correção monetária desde cada um dos pagamentos das parcelas em contrato + juros legais de 1% ao mês.

Inconformada com a situação, na qual a compradora perderia tudo o que foi pago, além de restar claramente evidenciada uma postura comercial abusiva pela incorporadora, decidiu procurar auxílio perante o Poder Judiciário.

O escritório MERCADANTE ADVOCACIA ingressou com uma Ação de Rescisão Contratual no dia 17 de outubro de 2014, expondo a situação ao Juiz do caso e solicitando o desfazimento do negócio por ato dos adquirentes, bem como a condenação da incorporadora na restituição do equivalente a 90% dos valores pagos.

A Juíza de Direito da 07ª Vara Cível do Foro Regional de Santana de São Paulo, Dra. Carina Bandeira Margarido Paes Leme, em 17 de março de 2015, cerca de 5 meses após o ajuizamento, JULGOU PROCEDENTE a ação para rescindir o Contrato por ato da compradora, amparada pela súmula nº 1 do Tribunal de Justiça de São Paulo, além de condenar a GAFISA na restituição à vista de 90% de TODOS os valores pagos em Contrato, acrescido de correção monetária sobre cada um dos pagamentos e juros de 1% ao mês.

A Juíza fundamentou sua decisão no sentido de que o comprador de imóvel na planta pode procurar a Justiça para solicitar a rescisão do contrato a qualquer tempo, independentemente de mora do credor ou do devedor (compradores), sendo certo que a vendedora deve restituir parte considerável dos valores pagos.

A Juíza também ponderou sobre a ILEGALIDADE na postura da incorporadora em exigir da compradora uma retenção claramente abusiva e ilegal perante o Código de Defesa do Consumidor, artigo 53.

Ponderou a Juíza que no caso analisado, a compradora sequer chegou a ocupar o imóvel, motivo pelo qual nada justificaria uma retenção maior do que 10% dos valores pagos em Contrato.

Processo nº 1030851-17.2014.8.26.0001

Fonte: Tribunal de Justiça de São Paulo e Mercadante Advocacia (especialista em Direito Imobiliário)

http://mercadanteadvocacia.com/decisao/rescisaodistrato-do-contrato-por-ato-do-comprador/

INCC o inimigo silencioso do comprador e financiamento bancrio

  • Sobre o autorAdvogado especialista em Direito Imobiliário e Consumidor
  • Publicações645
  • Seguidores516
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações438
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/distrato-rescisao-de-imovel-na-planta-justica-de-sao-paulo-condena-incorporadora-gafisa-na-restituicao-de-90-de-todos-os-valores-pagos-por-comprador/174835867

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça de São Paulo
Jurisprudênciahá 11 meses

Tribunal de Justiça de São Paulo TJ-SP - Apelação Cível: AC XXXXX-71.2021.8.26.0001 São Paulo

Raiane Campos, Advogado
Artigoshá 4 anos

Como calcular o valor da multa rescisória estipulada em contrato de locação residencial?

Benigno Núñez Novo, Advogado
Artigoshá 5 anos

Como escrever um artigo científico e publicá-lo

Dr Richard Roger, Advogado
Artigoshá 2 meses

Cálculo da Multa Locatícia em Contratos de Locação Residencial: Uma Análise à Luz do Artigo 4º da Lei de Locação

Comunidade Jusbrasil
Artigoshá 4 anos

Assuntos tendência no Jusbrasil e no Google Trends

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)